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CHEVROLET CORVETTE 1961

Restauração

CHEVROLET CORVETTE 1961

O Chevrolet Corvette (C1) é a primeira geração do carro esportivo Corvette produzido pela Chevrolet . Foi introduzida no final do ano modelo de 1953 e produzida até 1962. É comumente referida como a geração de “eixo sólido”, pois a suspensão traseira independente não apareceu até o Sting Ray de 1963. O Corvette foi levado às pressas para a produção no seu primeiro ano de modelo para capitalizar a reação entusiasta do público ao veículo-conceito , mas as expectativas para o novo modelo não foram satisfeitas. As críticas foram confusas e as vendas ficaram aquém das expectativas nos primeiros anos do carro. O programa foi quase cancelado, mas a Chevrolet finalmente continuaria.

Em uma era de cromo e quatro faróis, o Corvette sucumbiu à aparência do dia. O ano modelo de 1958 e os quatro que se seguiram tiveram o tratamento de quatro faróis expostos e grades proeminentes, mas um capô com lâminas e lanças de tronco cromadas eram exclusivas de 1958. O interior e os instrumentos foram atualizados, incluindo a colocação de um tacômetro diretamente na frente do motorista. Para o modelo de 1958, um tacômetro de 8000 rpm foi usado nos motores de 270 hp (200 kW) e 290 hp, em vez das unidades de 6000 rpm usadas nos motores de baixa potência. As opções opcionais de motor incluíram duas com carburadores duplos (incluindo um modelo de 270 hp com Carter 2613S e 2614S WCFB de quatro barris) e duas com injeção de combustível. A potência do motor injetado com combustível de classificação mais alta foi de 290 hp. O deslocamento permaneceu 283 cid. Pela primeira vez, os cintos de segurança foram instalados na fábrica, em vez de serem revendedores, como nos modelos anteriores.  As opções raras foram os freios e a suspensão pesados RPO 684 (144), o motor RPO 579 250 hp (554), as rodas RPO 276 15 “x 5,5” (404). 

Quatro luzes traseiras apareceram em 1961, um tratamento que continua até hoje. O deslocamento do motor permaneceu em 283 polegadas cúbicas, mas a potência aumentou para os dois motores com injeção de combustível para 275 e 315 hp (205 e 235 kW). As classificações de potência dos motores de dois cilindros e quatro cilindros não foram alteradas (245 hp e 270 hp), mas este foi o último ano de sua disponibilidade.  Este foi o último ano para contrastar cores de tinta em áreas de enseada e o último Corvette de dois tons de qualquer tipo até 1978. Também estreando em 1961, havia um novo design de cauda de barco usado mais tarde no C2. Opções raras: motor RPO 353 275 hp (118), freios e direção para serviços pesados RPO 687 (233), rodas RPO 276 15 “× 5,5” (357), parte superior conversível em potência RPO 473 (442). 

O ano modelo de 1962 foi o último Corvette com uma suspensão sólida no eixo traseiro usada desde o início. Com dois novos motores, também foi o mais rápido. O deslocamento do motor aumentou com a introdução do motor de 327 cu in (5.360 cc) , mas os motores duplos de carburador de 4 cilindros não estavam mais disponíveis. Os levantadores de válvulas hidráulicos foram usados nos motores de base de 250 cv e opcionais de 300 cv (220 kW), levantadores sólidos nas versões de 340 hp opcional com carburador e versões de 360 hp (270 kW) com injeção de combustível. A guarnição do painel oscilante foi vista pela primeira vez, faróis expostos pela última vez, até 2005.  Este foi o último modelo Corvette a oferecer um mecanismo superior conversível em potência opcional . Opções raras: tanque de combustível RPO 488 de 24 galões (65), freios e direção para serviço pesado RPO 687 (246), parte superior conversível em potência RPO 473 (350), rodas RPO 276 15 “× 5,5” (561). 

Ficha técnica

Marca

CHEVROLET

Modelo

CORVETTE

Ano

1961

Cor

Cinza

Acompanhe o Processo

Pré-restauração

Desmonte / Jateamento / Funilaria

Pintura

Montagem / Mecânica

Tapeçaria / Estofamento

Montagem / Mecânica

Conclusão

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